Dizem que quando um gato vira lata te escolhe, ou seja, escolhe seu lar para morar, é sinal que você precisa ter um gato.
Algumas pessoas crêem que um gato pode sugar energia negativa de uma casa com até 10 moradores.
Você sabia disso?
Acha que é verdade ou superstição?
Confira abaixo uma lista com mais algumas curiosidades sobre estes lindos felinos…
- Os gatos passam mais de 30% de seu tempo cuidando da beleza. Adoram estar limpos e com o pêlo bem arrumado.
- Além dos cuidados com o corpo , os gatos também são meticulosos com sua caixa de areia, e sempre cobrem a sujeira. A preocupação com a higiene é tanta que eles não usam a caixa se estiver suja.
- Os gatos tem cerca de 100 sons vocais , enquanto que os cães tem apenas 10. Mesmo conservando seu instinto de caçador , o gato doméstico não sabe que sua presa pode ser um alimento.
- Um gato pode ficar vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada e pode até morrer de fome.
- Gatos comem lentamente e mastigam bem os alimentos. Ao contrário dos cães, que engolem tudo gulosamente.
- Assim como os seres humanos , os gatos roncam desde a primeira semana de vida. Mais tarde , o ronco aparece quando o acariciamos ou lhe oferecemos um alimento que ele goste ou a presença de alguém que lhe agrade.
- O “catnip” , ou erva do gato , contém um óleo que atua no gato assim como a marijuana nos humanos. Os bichanos entram em transe: cheiram , lambem ou mordem as folhas, rolam no chão e dão pulos no ar, ronronam e miam. Alguns gatos são imunes ao “catnip”. Entretanto há suspeita de que cause dependência em alguns gatos.
- Os gatos tem um órgão olfativo no céu da boca. Por isso as vezes farejam e ficam um tempo com a boca aberta e uma cara estranha. Eles podem saborear os aromas.
- Gatos têm na ponta do nariz um desenho tão particular como o padrão das impressões digitais de um ser humano.
- Gatos têm tipo sanguíneo A e B como nós.
- Gatos não aprendem a atravessar ruas. Além do que, à noite ficam paralisados quando a luz dos faróis dos automóveis bate em seus olhos.
- Segundo o estudioso de comportamento animal Konrad Lorenz , o gato é um dos poucos animais que mostram o que sentem , claramente , por suas expressões faciais.
- Gatos transpiram pelas almofadinhas na sola dos pés. Repare no consultório do veterinário: A mesa a inox fica com as marcas úmidas das pegadas do bichano estressado.
- Como um pássaro, o gato usa seu relógio biológico , o ângulo da luz do sol e o campo magnético da Terra para se orientar. Ele pode achar a sua casa a uma distância enorme, graças a essa faculdade. Ele não consegue achar pessoas que estão longe: não usa o faro para seguir uma trilha.
- Gatos têm memória excelente.
- Plantas venenosas em casa podem representar um perigo aos felinos. Alguns gatos gostam de mastigar folhas.
- Anualmente, os americanos gastam cerca de 4 bilhões de dólares em ração para gatos. Um bilhão a mais do que gastam com comida de bebês.
- Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
- O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
- O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
- Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
- Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
- A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
- Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
- Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
- Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
- Os gatos andam na ponta dos dedos.
- O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h
- Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
- Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
- Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som “i”.
- O gato treme quando sente muita dor.
- O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
- Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
- Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
- O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.
0 comentários:
Postar um comentário