Muitos pensavam que aquela época seria os últimos dias da humanidade, paz significava só antes de 1914. A partir desta data estourava uma guerra que envolvera quase todas as grandes potências mundiais.
Tudo começou com dois grandes grupos chamados Tríplice Entente composto por Grã-Bretanha, França, Rússia e EUA e a Tríplice Aliança composta por Alemanha, Impérios Austro Húngaro e Império Turco Otomano. Ao decorrer da guerra os aliados começaram a se juntar, formando assim grandes batalhas nas chamadas terras de ninguém e no mar que só teve o fim em 1918 com o tratado de paz dando entrada ao nazismo logo depois a segunda guerra mundial.
A Alemanha com o desejo da divisão do mundo, França lutando para reconquistar o país perdido, Alsácia e a Lorena, Rússia com sua grande ambição e conquista para saída livre para o mar mediterrâneo, entre todos outros com suas questões, mais o grande estopim para o começo da primeira guerra, foi o assassinato de Francisco e Sofia (Austro-Húngaro) pelo sérvio Gavrilo Princip.
A princípio pensava-se que a guerra duraria pouco tempo, mas o envolvimento dos aliados com os lados da guerra foi tão grande que geraram grandes conflitos. Com a morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas, batalhas eram travadas em trincheiras onde homens ficavam uns diante dos outros separados por apenas sacos de areias vivendo com pragas e doenças, alimentação sendo disputada com roedores e cadáveres espalhados por todos os lados. Um quarto dos alunos de Oxford e Cambridge com menos de 25 anos que serviam no exercito britânico em 1914 foi morto prejudicando assim o futuro desenvolvimento do país. Os dois lados tentaram vencer a guerra pela tecnologia, em 1915 os Alemães que mais sofreram na primeira guerra, com grandes perdas, sempre fortes, principalmente em química, atacaram com um gás tóxico que infiltrava nos pulmões fazendo que os soldados morrerem sufocados, mas logo depois, ambos os lados usavam da mesma estratégia.
Em novembro de 1918 foi assinado o Tratado de Versalhes, que foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra, o tratado causou choque e humilhação na população. Pouco tempo depois da guerra, em 1923, os Fascistas tomaram o poder na Itália. A derrota da Alemanha na guerra e o fracasso em resolver assuntos pendentes no período pós-guerra, alguns dos quais haviam sido causas da Primeira Guerra, acabaram por criar condições para a ascensão do Nazismo quatorze anos depois e para a Segunda Guerra Mundial em 1939, vinte anos depois.
O nazismo fortalecia-se rapidamente na Alemanha, e na década de 1920, tornaram-se o maior grupo, uma combinação de várias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, uma de suas motivações foi a insatisfação com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspiração judaico-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou 20 anos, organizado em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo, marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto, e, a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos. O ponto inicial da guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939, com o término em 1945 com a vitória dos Aliados.
Fontes:
HOBSBAWM, Eric. A era da guerra total IN:
Era dos Extremos: o breve século XX(1914-1991).2° edição.
São Paulo: Companhia das letras, 1995 p-29-60
3° Volume Apostila Positivo 2ª série
http://pt.wikipedia.org/
http://www.naufragiosdobrasil.com.br/1guerra.htmv
0 comentários:
Postar um comentário